Novidades

Created with Sketch.

Educação à distância: outra lógica

É possível fazer Educação à Distância com qualidade e sem estresse. O que não funciona é tentar copiar o ensino presencial para o modelo à distância. A EAD tem outra lógica de funcionamento. É disso que trato neste vídeo. Assista e faça seus comentários.

Educação Digital Humanizada (EDH) em tempos de pandemia e isolamento social

Professores e alunos podem mais do que tentar transpor os conteúdos da sala de aula para o ambiente digital. No campo da educação, a pandemia do COVID-19 trouxe ao mundo a necessidade urgente de pensar alternativas de ensino-aprendizagem para quase 1 bilhão de crianças, jovens e adultos que encontram-se em casa, impedidos de frequentar instituições…
Leia mais

Educação Digital Humanizada (EDH)

Com as novas tecnologias de comunicação e informação novos desafios pedagógicos vem sendo lançados. No entanto, do ponto de vista prático, nota-se ainda uma tentativa de simples transferência do pior da sala de aula presencial para o ensino online: ênfase na reprodução de conteúdos fragmentados, com privilégio da memorização de curto prazo em detrimento de…
Leia mais

O Cuidado em sala de aula

Tenho discutido sobre a importância da ética do cuidado, em uma perspectiva humanista. Esta discussão se aplica em campos os mais diversos como tecnologia, saúde e educação. Neste texto procuro me concentrar nas relações de cuidado entre professores e alunos, no campo da educação, nos diferentes níveis de incorporação tecnológica (educação presencial, híbrida ou à…
Leia mais

Cuidar: ajudar o outro a crescer

Tenho discutido sobre a importância do cuidar de si e do outro, em uma perspectiva humanista. Esta discussão se aplica em campos os mais diversos como tecnologia, saúde e educação. Trata-se aqui da importância ética da dimensão do cuidado, do cuidado com o outro, de reconhecer-se no outro como ser humano pleno e cheio de…
Leia mais

Formar máquinas para quem?

O que é ser desumano para você? Ou então, o que nos define como humanos, ao contrário das máquinas? As definições são muitas e diferentes. Desumanizar é tratar alguém como objeto, usá-lo sem lhe considerar como pessoa, é agir sem amor ou consideração humana, despersonalizar, não considerar características humanas e pessoais. E humanizar, ao contrário,…
Leia mais

Humanos digitais

Temos humanos digitais entre nós, e isso não é mais um seriado de ficção no melhor estilo Black Mirror. As tecnologias digitalizaram a presença do ser humano no mundo, romperam as barreiras do tempo e do espaço. Meu Eu digital pode estar presente em milhares de lugares, receber informações de outros Eus, digitais ou não,…
Leia mais

TICS na Educação: Agenda 2030 da ONU

Em maio de 2015 mais de 1.600 pessoas participaram do Fórum Mundial da Educação, na Coreia do Sul. Estiveram presentes 120 ministros de educação e representantes de 160 países. Organizado pela Unesco o evento produziu um documento internacional conhecido como Declaração de Incheon. Em setembro do mesmo ano, em Nova Iorque, líderes mundiais reuniram-se na…
Leia mais

Ser Professor na era digital

Fazer do mundo uma sala de aula, e da minha sala, um mundo. Fabio Batalha Ser professor é professar uma fé. Fé na capacidade do ser humano de ser mais, de aprender e ensinar, de se reinventar. Ser professor é vibrar com o brilho nos olhos daquele que aprende. É torcer pelo erro e pela…
Leia mais