Educação Digital Humanizada (EDH)

Created with Sketch.

Educação Digital Humanizada (EDH)

Com as novas tecnologias de comunicação e informação novos desafios pedagógicos vem sendo lançados. No entanto, do ponto de vista prático, nota-se ainda uma tentativa de simples transferência do pior da sala de aula presencial para o ensino online: ênfase na reprodução de conteúdos fragmentados, com privilégio da memorização de curto prazo em detrimento de outras habilidades cognitivas (aplicação, análise, avaliação e criação).

Educação Digital Humanizada no ensino presencial e online

Como destaca Moran (2008), com a incorporação tecnológica por escolas e universidades, temos visto a multiplicação de um modelo centrado no professor, na transmissão da informação, do conteúdo, e na avaliação dos conteúdos memorizados. Para o mesmo autor, seria preciso investir em um modelo de educação com incorporação tecnológica com foco na aprendizagem, na pesquisa, no aluno e na colaboração entre pares.

A educação, historicamente, pode ser tanto instrumento de alienação, de desumanização, quanto de humanização, do “Ser mais”. Uma das possibilidades de uso da Educação Digital é a ampliação em larga escala do processo educativo. Tal complexidade contemporânea da utilização das novas tecnologias, em especial a internet e as plataformas educacionais online trazem reflexões sobre que tipo de educação desejamos e a que interesses atendem.

A Educação Digital Humanizada (EDH) é aqui definida como o processo educativo que se utiliza de meios digitais interativos, em especial a internet, norteado por princípios humanistas, que privilegia a utilização de metodologias ativas centradas na aprendizagem do aluno e em suas relações com os demais, sua comunidade, meio ambiente e social. […] subordina os conteúdos e objetivos de aprendizagem das diferentes ciências e saberes à problematização da realidade, em uma visão holística, com ênfase na criatividade, na ética do cuidado, no pensamento crítico, na colaboração, na autonomia, no diálogo, na resolução de problemas e na transformação social

Barros, 2018

A EDH pode ser utilizada em modelos de ensino com maior ou menor utilização de tecnologia, sendo aplicada em uma aula, em um curso, sistemas de ensino, projetos pedagógicos e outros, tanto na educação formal quanto informal, para crianças, jovens e adultos. Leia algumas dicas práticas de como aprender e ensinar online.

Para aprofundar, destaco dois artigos abaixo que descrevem a EDH e seus cinco conceitos chaves: Dimensão do cuidado; Diálogo colaborativo; Liberdade criativa; Autoria narrativa; e Problematização da realidade.

Compartilhe:

Tags: ,

Um comentário

  1. […] estudantes e professores possam assumir seu protagonismo utilizando os princípios e práticas da Educação Digital Humanizada […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Gostou? Ajude-nos a divulgar